Da Agência Brasil
Brasília – O frio chegou mais cedo para algumas localidades da Região Sul. Na madrugada de hoje (13), a temperatura no município de Urupema, localizado na serra catarinense, chegou a níveis negativos. A mínima registrada foi 1,9 grau Celsius (ºC) negativos, por volta das 5h, de acordo com medições de estação meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
No município catarinense de São Joaquim, a mínima registrada na madrugada de hoje foi 1,8 ºC, e em Castro, no Paraná, chegou a 1,3 ºC negativo. Para amanhã (14), está prevista a chegada de mais geada nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, a chegada da geada antes do início do inverno é comum na região e alguns municípios ainda não esfriaram muito por conta da altitude da localidade. “A geada fica reduzida às areas mais altas. A cada 100 metros de altitude, a temperatura cai 1 ºC. Por isso, em alguns lugares, o frio mais intenso ainda não chegou”, explicou a meteorologista.
Edição: Lana Cristina