Polícia japonesa amplia área de exclusão em torno de usina nuclear atingida por terremoto

12/03/2011 - 11h06

Da Agência Lusa

Brasília - As autoridades japonesas ampliaram para 20 quilômetros o raio da zona evacuada em torno das centrais nucleares de Fukushima, danificadas pelo violento sismo que devastou o Nordeste do Japão na sexta-feira (11), de acordo com agências de notícias nipônicas.

Essa precaução suplementar, ordenada pelo gabinete do primeiro-ministro japonês, foi tomada pouco menos de quatro horas depois de uma explosão ter destruído o edifício que abrigava o reator principal da usina. Quatro empregados ficaram levemente feridos devido à explosão. Anteriormente, o reator tinha registado problemas de refrigeração e de aumento de pressão.

A companhia de eletricidade que administra a central, Tokyo Electric Power (Tepco), foi instruída para abrir as válvulas do reator para soltar o vapor radioativo e baixar a pressão interna, que estava anormalmente elevada.

As autoridades estão adotando “todas as medidas para assegurar a segurança dos habitantes”, afirmou o porta-voz do governo, Yukio Edano, durante uma entrevista coletiva.