Manaus e Tefé já vivem uma epidemia de dengue, informa a Secretaria de Saúde do Amazonas

16/02/2011 - 20h26

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As cidades de Manaus e Tefé, no Amazonas, enfrentam uma epidemia de dengue, segundo a Secretaria de Saúde. A capital responde por mais da metade das notificações registradas em todo o estado.

De janeiro até hoje, o Amazonas notificou 6.491 casos da doença, sendo que 1.847 foram confirmados. Em Manaus, foram 4.115 notificações, com 1.684 casos confirmados. Em Tefé, já foram registrados mais de 500 casos. Em todo o estado, oito pessoas morreram em consequência da doença e cinco mortes estão sob investigação.

As notificações de dengue no início deste ano no estado superam o número de doentes de 2010 no Amazonas, quando foram confirmados 4.182 casos de dengue.

Na semana passada, o governo amazonense decretou situação de emergência em nove municípios. Além de Manaus e Tefé, a lista inclui ainda Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Coari, Codajás e Itacoatiara.

Na última segunda-feira (14), foi criado um comitê de crise composto por representantes do governo estadual e da prefeitura de Manaus.

O Ministério da Saúde liberou R$ 3,7 milhões para o enfrentamento da dengue no Amazonas, que integra a lista dos 16 estados com alto risco de enfrentar uma epidemia da doença.

 

Edição: Aécio Amado