Planejamento gratifica funcionários de TI com melhor desempenho

19/01/2011 - 18h29

Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Planejamento divulgou hoje (19) a lista dos servidores da área de Tecnologia e Informação (TI) que receberão gratificação pelo bom desempenho de suas funções. A gratificação faz parte de um programa de gestão implantado pelo ministério em 2008 para manutenção de funcionários e melhoria do desempenho da área de TI do governo.

A lista foi publicada no Diário Oficial da União e traz a relação dos funcionários qualificados no Segundo Ciclo de Avaliação de Desempenho Individual da Gratificação Temporária do Sistema de Administração dos Recursos de Informação (Gsisp).

O processo serve para avaliar o desempenho do servidor no exercício de suas atribuições do cargo e beneficiá-los pelo bom trabalho executado. Dos 417 servidores avaliados, apenas quatro não obtiveram resultados satisfatórios.

“O grande diferencial é o processo. Existem outras gratificações (em outros órgãos) que são distribuídas aleatoriamente. Em 2008 criamos essa gratificação para os servidores que atuam nas áreas de TI. Nós impomos algumas regras e beneficiamos eles”, disse o diretor do Departamento de Serviços de Rede do Ministério do Planejamento, Cristiano Heckert.

A avaliação que ocorre semestralmente é analisada pela chefia do órgão da área de TI, de acordo com um formulário disponibilizado pelo ministério, via internet. Os critérios avaliados são de conhecimentos, habilidades e atitudes do servidor em tarefas e atividades funcionais ou gerenciais. 

O candidato que obtiver baixo rendimento uma vez, terá mais uma chance de reverter a situação. “O ministério, a chefia e o próprio servidor fazem um plano de ação a fim de melhorar o trabalho desse profissional, para que no próximo processo ele seja aprovado”.

No primeiro ciclo de avaliação da Gsisp, feito em julho de 2010, 170 servidores foram avaliados. Nessa ocasião, apenas servidores do processo seletivo interno participaram da avaliação. Já no segundo ciclo, que teve início no mês de novembro de 2010, além dos servidores do processo seletivo interno, os Analistas em Tecnologia da Informação(ATI), fizeram parte do ciclo de avaliação.
 

 

Edição: Rivadavia Severo