Cruz Vermelha apoia vítimas das chuvas no RJ emprestando aparelhos de telefone via satélite

19/01/2011 - 18h56

 

Da Agência Brasil

 

Brasília – Na tentativa de colaborar com as vítimas das enchentes na região serrana do Rio Janeiro, a Cruz Vermelha Internacional e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha passaram, a partir de hoje (19), a fornecer aparelhos de telefones via satélite para a população. Desde o último dia 12, o sistema de comunicação na área está fragilizado e muitos dos sobreviventes têm dificuldades em entrar em contato com parentes e amigos.

 

As equipes da Cruz Vermelha e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha atuam nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo oferecendo a alternativa de usar os aparelhos via satélite por até dois minutos.

 

"Estou viva", disse a dona de casa Sandra Knipfer, que sobreviveu às enchentes em Vieira, distrito de Teresópolis, ao conversar com a filha que mora no Rio de Janeiro. “Nossas famílias estão loucas, sem saber o que aconteceu com a gente". As informações são da Cruz Vermelha Internacional e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

 

Vieira é uma das várias regiões isoladas no estado do Rio de Janeiro. Já são mais de 700 mortos, ainda há desaparecidos e cerca de 15 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas. A população da região sofre com a falta de energia e telefone.

 

O chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro, que acompanha vários grupos, Osvaldo Amarante, disse que o apoio para as vítimas por meio da comunicação é fundamental para tranquilizar as famílias que aguardam por notícias.

 

Mais informações sobre o trabalho do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no desastre na região serrana do Rio estão nos endereços eletrônicos www.cruzvermelha.org.br e http://www.ifrc.org/docs/news/11/11011802/index.asp.


Edição: João Carlos Rodrigues