Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram hoje (26), por unanimidade, confirmar a candidatura de Valdemar Costa Neto (PR-SP), que concorreu ao cargo de deputado federal por São Paulo. O candidato foi o 17º mais votado entre os 70 parlamentares eleitos no estado. O registro de Valdemar já havia sido aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A candidatura de Costa Neto foi contestada pelo diretório municipal do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e pelo também candidato Mário Berti (PCB-SP). Entretanto, a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, entendeu que somente o candidato tinha possibilidade de impugnar a candidatura de Costa Neto.
O argumento para tentar barrar a candidatura do político é o fato de ele ter renunciado ao mandato de deputado federal em 2005, após denúncias de envolvimento no mensalão. Entretanto, os ministros entenderam que ele não pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, porque renunciou ao cargo antes da abertura de qualquer processo para apuração de sua culpa.
Edição: João Carlos Rodrigues