Governo brasileiro divulga nota de solidariedade à Indonésia por causa dos mortos no terremoto

26/10/2010 - 19h17

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo brasileiro divulgou nota de solidariedade ao governo da Indonésia por causa do terremoto de 7,7 graus na escala Richter, ocorrido ontem (25) na Ilha de Sumatra, que provocou a morte de mais de 100 pessoas e deixou grande número de desaparecidos.

“O governo brasileiro solidariza-se com o governo e o povo da Indonésia pelas irreparáveis perdas humanas e pelos danos materiais sofridos”, diz trecho da nota divulgada pelo Itamaraty.

Pela manhã, a Embaixada do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, informou que não foi registrado, até o momento, brasileiros mortos ou desaparecidos. Não há informações sobre brasileiros residentes na área atingida pelo tsunami. A embaixada não foi procurada por nenhum parente em busca de brasileiros que poderiam estar entre as vítimas.

Outro vulcão indonésio, o Merapi, localizado na Ilha de Java, entrou em erupção hoje (26). Autoridades locais ordenaram a retirada de 19 mil pessoas que vivem em um raio de 10 quilômetros do vulcão, depois que o nível de alerta para erupção foi elevado para a classificação “eminente”.

De acordo com a agência portuguesa Lusa, o Merapi é um dos 129 vulcões fortemente ativos na Indonésia. Ele entra em erupção, em média, a cada quatro anos. O último registro foi em 2006, após um terremoto em Yogyacarta. Duas pessoas morreram.

A Indonésia está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores a cada ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.


Edição: Rivadavia Severo