Planteq dá qualificação profissional a 1.600 pessoas no Rio

25/10/2010 - 19h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 1.600 pessoas receberam hoje (25) certificados de conclusão de diversos cursos oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq). O programa, do Ministério do Trabalho e Emprego, repassa recursos para os estados e municípios, que são responsáveis pelos cursos. Dez por cento das vagas destinam-se a portadores de necessidades especiais.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os cursos ocorrem em todo o país e têm o objetivo de qualificar sobretudo a população de baixa renda para entrada no mercado de trabalho. Ele informou que a inserção no mercado de trabalho é feita por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que, junto com a prefeitura, verifica as vagas existentes nas empresas para encaminhá-los.

O secretário de Políticas Públicas de Emprego, Carlo Simi, disse que o objetivo dos cursos, destinados a maiores de 18 anos, é gerar empregos. O compromisso do Planteq é de inserir pelo menos 20% dos alunos no mercado de trabalho, afirmou.

Edição: Nádia Franco