Festival Internacional de Cinema de Arquivo será aberto hoje

25/10/2010 - 7h14

Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Começa hoje (25), às 20h, no Rio, a 9ª edição do REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Será a maior mostra já realizada no país de filmes dedicados à música brasileira, com um total de 115 filmes que documentam a trajetória dos cantores, compositores, músicos e gêneros que fizeram a música brasileira do século 16 até os dias atuais.

A programação será exibida no Arquivo Nacional, na Praça da República, até o dia 29. Ela abrange mostras competitiva e informativa, oficina de vídeo, fórum de debates, palestras e homenagens, além do lançamento da revista REcine, voltada para o tema do ano.

De terça (26) a sexta-feira (29) haverá sessões contínuas, sempre com entrada franca, das 9h30 às 18h. A sessão de encerramento, às 19h de sexta-feira (29), será iniciada com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Grande. Em seguida, haverá a entrega dos prêmios aos vencedores da mostra competitiva e uma homenagem aos músicos e cineastas Alceu Valença e Sergio Ricardo, com a exibição do filme A Noite do Espantalho, de 1974.

Edição: Graça Adjuto