REcine terá este ano maior mostra de filmes sobre música brasileira

24/10/2010 - 15h17

Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro -  A maior mostra já realizada no país de filmes dedicados à música brasileira poderá ser vista a partir desta segunda-feira (25) no Rio de Janeiro. A 9ª edição do REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo - vai apresentar um total de 115 filmes que documentam a trajetória dos cantores, compositores, músicos e gêneros que fizeram a música brasileira do século 16 até os dias atuais. Na programação, que será exibida no Arquivo Nacional, no centro da cidade, até o dia 29, estão preciosidades guardadas há décadas.

“O espírito do REcine é esse, tirar das prateleiras aquilo que está esquecido, que está guardado”, afirma o curador do festival, Clovis Molinari Jr. Cada edição é dedicada a filmes sobre um determinado tema, que têm como marca a utilização de imagens, áudio e documentação de arquivo.

“Este ano, teremos filmes sobre samba, choro, música sertaneja, bossa nova, rock e até funk. O Brasil é um país enorme, e de Norte a Sul os gêneros são os mais diferentes. A nossa intenção foi mostrar essa diversidade musical brasileira”, diz Molinari Jr.

Para a realização do evento, o prédio do Arquivo Nacional, na Praça da República, se transforma num espaço cinematográfico, com seis salas de exibição e sessões ao ar livre, no pátio interno. A programação abrange mostras competitiva e informativa, oficina de vídeo, fórum de debates, palestras e homenagens, além do lançamento da revista REcine, voltada para o tema do ano.

Na sessão de abertura, a partir das 20h de amanhã, será exibido o filme português Apanhei-te cavaquinho, do cineasta Ivan Dias, que conta como esse instrumento musical, de origem europeia, influenciou a música brasileira. Um pouco antes, às 18h, no pátio do Arquivo Nacional, um casal de dançarinos fará uma apresentação do maxixe, mostrando ao público de hoje por que essa dança causou tanto escândalo nas primeiras décadas do século 20, no tempo de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.
 
De terça (26) a sexta-feira (29) haverá sessões contínuas, sempre com entrada franca, das 9h30m às 18h. A sessão de encerramento, às 19h de sexta-feira (29), será iniciada com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Grande. Em seguida, haverá a entrega dos prêmios aos vencedores da mostra competitiva e uma homenagem aos músicos e cineastas Alceu Valença e Sergio Ricardo, com a exibição do filme A Noite do Espantalho, de 1974. Rodada na Fazenda Nova Jerusalém, em Pernambuco, a produção foi dirigida por Sergio Ricardo, com trilha sonora de Geraldo Azevedo e Alceu Valença, que também atuou no filme.

A programação completa pode ser consultada no site www.recine.com.br.

Edição: Graça Adjuto