Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
Guarulhos - A candidata à Presidência da República pelo Partido Verde (PV), Marina Silva, afirmou hoje (27) que os investimentos feitos nos últimos 16 anos em saneamento básico estão muito aquém das necessidades do país, tanto para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, quanto para a qualidade dos recursos hídricos.
“A maior parte da poluição que temos nos rios Tietê e Pinheiros é fruto da falta de saneamento que foi negligenciada nos últimos 16 anos. A nossa prioridade é para que tenhamos investimento de cerca de R$ 10 ou R$ 20 bilhões a cada ano para que possamos, em dez anos, conseguir universalizar o saneamento”, disse após participar de caminhada no centro de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Sobre a questão do transporte público nas grandes cidades, Marina disse ser fundamental o planejamento da mobilidade urbana com transporte coletivo de qualidade, com parceria entre os estados e os municípios. “Sem isso nós vamos continuar com a população sofrendo e perdendo tempo no trânsito. São cerca de três horas que um cidadão brasileiro nas grandes cidades perde em função da falta de ciclovias, de transporte público de qualidade, de termos uma conexão de diferentes formas de transporte”.
A candidata destacou que chega ao primeiro turno das eleições fortalecida e acredita que a população colocará duas mulheres no segundo turno e, com isso, terá o mesmo tempo de campanha na televisão para expor suas ideias e propostas. “Depois de 500 anos de história o Brasil está pronto para ter uma mulher [como presidente] e eu estou pedindo aos brasileiros que por um questão de justiça histórica, social, cultural e política da mesma forma que a Rousseff [Dilma] teve tempo de televisão para falar de seus projetos, que a [Marina] Silva também possa ter tempo para mostrar sua visão, sua trajetória e seu projeto de país”.
Edição: Aécio Amado