Governo cria centro de treinamento de badminton no Rio

02/08/2010 - 20h57

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – O Ministério do Esporte assinou hoje (2) convênio com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) para a criação de um centro de treinamento da modalidade na comunidade da Chacrinha, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. O investimento do governo federal será de R$ 2.225.765,76. A contrapartida da CBBd será de R$ 229.428,00.

 

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, destacou que o governo federal está realizando parcerias com projetos de sucesso para incentivar o desenvolvimento de modalidades de menor tradição e pouco praticadas para formar delegações até as Olimpíadas de 2016, como no caso do badminton, conhecido popularmente como peteca.

 

“É uma parceria que vai permitir a contratação de profissionais, melhorar as instalações, oferecer melhores condições para que tenhamos um projeto social forte como este, com um atendimento maior de crianças e de jovens. E, seguramente, daqui sairão os grandes nomes da modalidade no Brasil”, afirmou o ministro, que também elogiou iniciativas como o Centro de Treinamento de Voleibol de Saquarema. Ele antecipou que até setembro devem ser anunciados novos investimentos no desenvolvimento de todas as modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas.

 

O centro de treinamento será implantado onde funciona hoje o projeto social Miratus, criado há 12 anos no quintal da casa do ex-funcionário público federal, Sebastião Oliveira, 45 anos. Atualmente cerca de 120 crianças são atendidas e a meta é chegar a 2 mil crianças.

 

A iniciativa de Oliveira, que descobriu o esporte nas aulas do Colégio Pedro II, tinha o objetivo de propiciar a inclusão social de crianças e jovens, entre 8 anos e 24 anos, da comunidade. Hoje, ele já colhe resultados de sucesso nas categorias de base do esporte, tendo conquistado 12 das 30 vagas para a delegação brasileira que disputará este mês o Pan-Americano Júnior de Badminton de 2010, na República Dominicana.

 

Edição: João Carlos Rodrigues