TCU firma convênio com o MEC para melhorar capacitação de servidores públicos

22/06/2010 - 21h19

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Educação (MEC) estão firmando um convênio para melhorar a formação de quadros para a administração pública. A proposta é mudar o conteúdo programático dos cursos superiores de administração e dar ênfase na parte prática e de conteúdos como a da Lei de Responsabilidade Fiscal, da realização de licitações, de contratos e de prestação de contas.

A informação é do presidente do TCU, Ubiratan Aguiar. Segundo ele, é comum verificar problemas e irregularidades em processos avaliados pelo tribunal por desconhecimento da legislação e pela falta de formação de pessoal. “O setor privado investe na capacitação, mas a administração pública só exige formação no ingresso quando faz concurso público”, afirmou à Agência Brasil.

Além do curso superior, o convênio com o MEC vai possibilitar que as universidades federais ofereçam novos cursos de especialização para os servidores estaduais e municipais. De acordo com Ubiratan Aguiar, uma preocupação especial é com o pessoal que trabalha na administração municipal, em especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Em muitos casos a gestão é feita fora do município, por empresas de consultoria que elaboram projetos. Falta pessoal, os municípios utilizam gente terceirizada ou delegam essas obrigações aos comissionados que não são do quadro”.

O presidente do TCU espera que o Ministério Público Federal passe a exigir nos termos de ajustamento de conduta (TAC) assinados pelos prefeitos que tiverem problemas com as contas municipais o compromisso de realizar concurso público e criar quadros para a administração local.

 

 

Edição: Aécio Amado