Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Transpetro lançará ao mar no dia 3 de maio o primeiro navio construído por encomenda da Petrobras dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros (Promef). A embarcação, do tipo Suezmax, tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo.
Segundo a Transpetro, será o primeiro petroleiro construído no Brasil entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos. De acordo com a subsidiária da Petrobras para a área de transportes, nesse período, “a indústria naval brasileira praticamente desapareceu dos radares”, depois de ter sido a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970.
Estima-se que somente a primeira fase do Promef demande investimentos em torno de US$ 2,5 bilhões para a construção de 26 navios.
Em nota à imprensa, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, diz que o lançamento do primeiro navio do Promef ao mar é “um fato histórico”. Segundo ele, para chegar a isso, foi preciso superar inclusive uma enorme desconfiança. O Promef é um dos principais projetos estruturantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com a Transpetro, hoje, o Brasil tem a quinta maior carteira de navios petroleiros do mundo. O Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros já gerou 15 mil empregos diretos, e esse número deve aumentar, diz a empresa. A primeira e a segunda etapas do programa preveem a construção de 49 navios no Brasil, dos quais 33 já foram contratados. Os 16 restantes estão fase final de contratação.
A cerimônia de lançamento, que deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. O segundo navio do Promef deverá ser lançado ainda neste semestre, no Estaleiro Mauá, em Niterói, no Rio de Janeiro.
Edição: Nádia Franco