Empresários estimam crescimento de 5% do PIB em 2010, diz Abrasca

28/01/2010 - 21h12

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Pesquisa semestral divulgada hoje (28), no Rio, pelaAssociação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) revela que oempresariado está otimista em relação ao desempenho da economianacional em 2010. Nenhuma companhia trabalha com a perspectiva dedesaceleração do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezasproduzidas no país. Cerca de 69,7% das empresas consultadas apostam quehaverá um crescimento do PIB nos seis primeiros meses do ano. Aexpectativa é de aumento de 5% do PIB em 2010.

A pesquisa apurou que 75,76% dos entrevistados preveem que o número de empregos será maior no primeiro semestre de 2010, em comparação ao último semestre do ano passado. O nívelde emprego não será menor para nenhuma empresa consultada, diz asondagem. “É uma coisa impressionante porque nenhuma empresa acusou redução donível de empregos, do volume de vendas ou viu possibilidade de queda docrescimento do PIB”, afirmou o presidente da Abrasca, Antonio Castro.

Quase 70% das companhias abertas planejam aumentar seus investimentos este ano, contra apenas 4% no início de 2009. “O retrato de um ano atrás era de certa forma caótico”, analisou Castro. Ele disse que o otimismo pode estar ligado a política monetária bemsucedida do governo para o enfrentamento da crise financeirainternacional.

“OBrasil reagiu muito bem à crise. E sem dúvida, a administração do BancoCentral foi muito hábil em termos de disponibilização de crédito, entreoutros fatores. A política monetária pesou muito, não há a menor dúvida com relação a isso”, externou.

A demanda doméstica, que deverá crescer para 84,85%das companhias, gera ainda uma expectativa favorável para as vendas neste início de ano: 81,8% das empresas entrevistadas esperam volumemaior de vendas no primeiro semestre deste ano em relação ao semestreanterior.