Ministério da Defesa afirma que segurança no Haiti está sob controle

20/01/2010 - 18h31

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério daDefesa afirmou, em nota divulgada esta tarde, que asegurança no Haiti está sob controle, muito próximo ao que eraantes do terremoto que devastou o paísúltimo dia 12.

Segundo oministério, autoridades civis e militares que estão à frente dosesforços brasileiros de socorro às vítimas do terremoto garantem que asnotícias a respeito da existência de uma onda de violência nãopassam de boatos.

Na nota, oministério informa que o comandante do Batalhão Brasileiro(Brabatt) que integra a Missão das Nações Unidas para aEstabilização do Haiti (Minustah), o coronel João Batista CarvalhoBernardes, admite estar preocupado com a possibilidade de oscriminosos que escaparam das prisões durante o terremoto voltarem ase reorganizar. Para evitar que isso aconteça, afirma o oficial, osmilitares estão procurando esses deliquentes.

Ainda de acordo coma nota do Ministério da Defesa, Bernardes teria classificado os atosde violência dos últimos dias como fatos isolados que já eramregistrados antes do tremor de terra, com a diferença de que agora“há mais visibilidade, devido ao interesse maciço da mídia nopaís”.

Para assegurar atranquilidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, o comandante da Minustah, ogeneral brasileiro Floriano Peixoto, determinou o deslocamento detropas que estavam em cidades do interior.Segundo a nota do ministério, o general teria dito não acreditar nadeterioração das condições de segurança devido à reorganizaçãode grupos criminosos.

“Tenho um podermilitar muito superior ao de qualquer concentração de gangue que sepretenda uma força oponente”, comentou, segundo a nota, o general.A Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou reforçar astropas de paz em até mais 2 mil militares e 1,5 mil policiais.