Chegam ao Brasil corpos de 17 militares mortos no Haiti

20/01/2010 - 19h28

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os corpos de 17 dos18 militares brasileiros que morreram durante o terremoto no Haiti,no último dia 12, já estão em Brasília (DF). Amanhã (21), ogoverno fará uma homenagem às vítimas do tremor de terra, na BaseAérea da capital. A assessoria do Palácio do Planalto confirmou queo presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cerimônia,às 16h.

Os soldados eoficiais brasileiros integravam a Missão das Nações Unidas para aEstabilização no Haiti (Minustah). Os corpos foram trazidos aoBrasil por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), quepartiu de Porto Príncipe na noite de ontem (19) e fez escala emManaus.

Na capitalamazonense, três médicos militares do Hospital Central do Rio deJaneiro, que acompanharam o traslado desde o Haiti ,concluíram os procedimentos de conservação dos corpos, que não puderam ser feitos antes por falta de condições naquele país.

O corpo do 18ºmilitar brasileiro encontrado sob os escombros, o major MárcioGuimarães Martins, 36 anos, só foi identificado hoje (20) cedo.Ainda não foi divulgada a data do trasladado do Haiti para o Brasil.

Guimarães servia naBrigada de Infantaria Paraquedista. No Haiti, desempenhava a funçãode oficial de Estado-Maior do Batalhão de Infantaria da Força dePaz. De acordo com a assessoria do Exército, Martins era o últimomilitar brasileiro considerado desaparecido durante o terremoto quedeixou milhares de mortos. Entre eles, até agora, 21 brasileiros,sendo 18 militares e três civis.