Participação na Expo Xangai pode aumentar exportações brasileiras para a China

19/01/2010 - 18h59

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A participação doBrasil na Expo Xangai 2010, que começa em maio próximo e seestenderá por seis meses, pode contribuir para a elevação dasexportações nacionais para a China. A expectativa é do secretárioexecutivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e ComércioExterior (MDIC), Ivan Ramalho. Ele participou hoje (19), no Rio deJaneiro, do anúncio da mineradora Vale como patrocinadora oficial dopavilhão brasileiro no evento, abrindo nova parceria do governo como setor privado.As exportações doBrasil para a China cresceram 23,1% no ano passado em comparação a2008, passando de US$ 16,4 bilhões para US$ 20,2 bilhões. “Ocomércio do Brasil com a China cresceu no ano passado acima de 20%.Foi um crescimento muito expressivo. E a feira, sem dúvida, vaiajudar a continuar esse crescimento”, afirmou Ramalho.Ele declarou serdifícil estimar um número. Ainda assim, disse que se o paísmantiver um crescimento superior a 20% “será um resultado muitobom, principalmente porque o quadro geral do comércio internacionalainda apresenta dificuldades em algumas regiões do mundo”.Ramalho lembrou que asexportações brasileiras caíram 24% em 2009. Com a crise financeirainternacional foi registrada queda dos negócios brasileiros com osEstados Unidos e a Argentina. Menos com a China, que passou a ser amaior parceira comercial do Brasil, observou.O secretário executivodisse que houve aumento da exportação de produtos industrializadosbrasileiros para a China. Ele chamou a atenção para o fato de que aChina não é apenas um dos maiores países exportadores globais.“Esquecem que ela é também um dos maiores importadores do mundo”.O total importado hoje pelos chineses supera US$ 1 trilhão. SegundoRamalho, isso abre oportunidades para todos os setores brasileiros,com destaque para produtos manufaturados e bens de consumo, além deprodutos básicos liderados por minério de ferro e soja.As vendas de produtosindustrializados do Brasil para a China somaram cerca de US$ 5bilhões no ano passado, revelando expansão de 27,3% em relação a2008. Nos últimos quatro anos, o crescimento das exportações deprodutos industrializados brasileiros para o mercado chinês foiconstante, acumulando alta no período de 28,63%, de acordo com dadosdo MDIC. O secretário acredita que a Expo Xangai poderá contribuirpara a exposição de produtos industrializados de pequenas e médiasempresas brasileiras, em especial, que a Apex vai levar para oevento.Ramalho informou que oMDIC está preparando missões comerciais este ano para o Japão,Singapura, Vietnã e Tailândia. Ele afirmou que mesmo setores que sesentem ameaçados pela concorrência chinesa, como têxtil ecalçados, devem procurar ampliar a participação na China, porqueapresentam matérias-primas importantes, além de design eprodutos diferenciados. “O Brasil tem condições competitivasmuito boas. E a China é também importadora”, ressaltou.