Portal eletrônico do BB estimula entrada de pequenas empresas no mercado externo

17/01/2010 - 15h38

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Líder do mercado emapoio financeiro às exportações e às importações, o Banco doBrasil dedica atenção especial às micro, pequenas e médiasempresas, com o objetivo de integrá-las ao mercado internacional ede contribuir para a criação e a disseminação da culturaexportadora, afirma o diretor de Comércio Exterior da instituição,Nilo José Panazzolo.Para tanto, o BB lançou, há doismeses, o Brasil WebTrade, espécie de loja virtual que substituiu oBalcão de Comércio Exterior, que funcionava desde 2003. SegundoPazannolo, a adoção do comércio eletrônico (e-commerce),tem o objetivo de potencializar a inserção das pequenas empresas nomercado, “o que já está acontecendo”.Para exemplificar,ele disse que a média mensal de negócios realizados no Balcão deComércio Exterior girava em torno de US$ 396 mil até o último mêsde outubro. Com o portal BWT, a média de negócios em novembro edezembro saltou para US$ 824 mil, com aumento de 110%. “Portanto,apesar do pouco tempo, os resultados têm sido expressivos”,ressaltou Pazannolo.O Brasil WebTrade funciona como um espaçode exposição dos produtos brasileiros, sem custos adicionais aoempresário, e concentra em um só ambiente de comércio soluçõesem logística, pagamentos e documentação necessária. O clientemostra fotos e faz a descrição de seus produtos e é assistido emtodas as fases da venda para o exterior, do anúncio ao fechamento decâmbio, explicou o diretor do BB.O portal de comércioeletrônico do BB já tem mais de 11 mil empresas cadastradas, todashabilitadas a realizar transações de exportação e importação. OBWT permite operações de exportação até o valor de R$ 50 mil, namodalidade Declaração Simplificada de Exportação, e asimportações podem ser pagas de maneira simplificada, com cartão decrédito ou por ordem de pagamento.Como tem apenas dois mesesde funcionamento, o portal de comércio eletrônico do BB ainda épouco difundido no país. Por isso, a direção do banco pretendeapresentá-lo, ao longo do ano, nos encontros regionais de comércioexterior (Encomex) promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior, bem como em simpósios e congressosdo BB em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas (Sebrae) e com a Agência de Promoção deExportações e Investimentos (Apex).Além do apoio àspequenas empresas, Pazannolo destaca que a estratégia permiteampliar a carteira de clientes, diversificar mercados e,principalmente, aumentar a competitividade das empresas,preparando-as para enfrentar a concorrências. Segundo ele, issosignifica que “fortalecer a internacionalização pode contribuirpara a dinamização do crescimento e para o desenvolvimentosocioeconômico do país, com reflexos diretos sobe os níveis deemprego e renda”.Para ele, não se pode ignorar ocrescimento da internet como plataforma de negócios. “Omomento é oportuno para empreender no e-commerce,especialmente para os micro e pequenos empresários.” No entanto,ressaltou Pazannolo, parte considerável do empresariado aindaesbarra na desconfiança em relação à segurança das operaçõesonline e quanto à assessoria adequada.Pazannoloacrescentou que o Brasil WebTrade tem também com o propósito dederrubar boa parte dessas barreiras à internacionalização dasempresas brasileiras, destinando-se preferencialmente às micro epequenas, sem condições de arcar com os investimentos necessáriosem tecnologia e com as despesas de promoção comercial no mercadoexterno. Ele destacou que não há custo adicional para o cliente doBB que opera o portal eletrônico.