Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apista de aeroporto de Congonhas (SP) não cumpria todas asnormas previstas no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutico, de acordo com o relatório da divulgado neste sábado (31) pela Aeronáuticasobre as causas do acidente com o avião da TAM, que ocorreu emjulho de 2007, divulgado hoje (31).Deacordo com o documento, há muito tempo a pista principalde Congonhas apresentava baixos coeficientes de atrito eirregularidades na superfície, o que provocava acúmulode água.O relatório informa que não foi feita nenhuma inspeçãodepois do término das obras no aeroporto nem depois do oacidente. Além disso, quando os aviões voltaram a usara pista principal de Congonhas, ainda não tinham sido feitosos groovings, que aumentam o atrito na pista molhada e evitam aaquaplanagem do avião.Orelatório diz ainda que na hora do acidente foi registrado 0,6mm de chuva, e mais cedo foram registrados 1,5 mm, isso significaque a pista estava molhada no hora do acidente. O documento destaca queos groovings, ainda não tinham sido feitos na pista principale que não havia área de escape na pista.Odocumento aponta ainda que um dia antes do acidente com o aviãoda TAM uma aeronave tinha aquaplanado na pista durante o pouso.Apenas em 2008, a Agência Nacional de AviaçãoCivil (Anac) emitiu uma norma proibindo a operação deaeronaves que não estivessem com os reversores em perfeitofuncionamento quando a pista de Congonhas estivesse molhada.Oacidente ocorreu em 2007, quando ao pousar no aeroporto de Congonhaso avião deslizou na pista e não conseguiu parar,atingindo um prédio da própria TAM ao lado da pista.Não houve sobreviventes, pois o avião explodiu.