Brasil é o 71° em liberdade de expressão, segundo Repórteres sem Fronteiras

20/10/2009 - 21h12

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasilocupa a 71ª posição na classificaçãomundial de liberdade de imprensa, elaborada pela organizaçãoRepórteres sem Fronteiras. Em 2008, o país era 82ºda lista, que tem 175 posições. A ediçãode 2009, divulgada hoje (20) destaca o “efeito Obama”, que fez osEstados Unidos subirem da 40ª para a 20ª posiçãoe a situação do Irã, onde a cobertura da eleiçãode Mahmoud Ahmadinejad colocou os jornalistas sob censura do Estado.

A lista éelaborada a partir de questionários respondidos porjornalistas e especialistas em mídia e considerou as violaçõescontra a liberdade de imprensa cometidas entre setembro de 2008 eagosto de 2009.

A Dinamarca,Finlândia e Irlanda são as primeiras colocadas noranking. No entanto, de acordo com a Repórteres semFronteiras, os países europeus vem caindo na classificaçãoao longo dos anos.

Aorganização alerta para os casos em que profissionais daimprensa são ameaçados fisicamente, mas aponta mudançasrecentes nas legislações nacionais de imprensa como oprincipal risco para a liberdade de expressão.

De acordocom o levantamento, a China, Cuba e o Vietnam estão entre os dezpaíses com menos liberdade de imprensa. O Irã aparecena quarta pior colocação, acima apenas do chamado“trio infernal”, composto pelo Turcomenistão, pela Coreia doNorte e Eritreia.