Pequeno número de multas mostra que paulista entendeu lei antifumo, diz secretário

10/08/2009 - 17h58

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Foi considerado baixo o númerode autuações no primeiro fim de semana de proibiçãodo fumo em locais fechado de uso coletivo, no estado de SãoPaulo. Para o secretário de Saúde, Luiz RobertoBarradas, o resultado revela que a população estárespeitando a lei. “O primeiro fim de semana da lei antifumomostrou que a lei pegou”, disse em entrevista após ainauguração, hoje (10), do novo edifício do Hospital doCoração (HCor).

Segundo a Secretaria de Saúde,dos 3.864 estabelecimentos onde os fiscais estiveram no estado apenas 50 foramautuados. Na cidade de São Paulo, município com o maior número de autuações, os fiscais visitaram 1.558estabelecimentos e aplicaram 13 multas.

A Lei 13.541/09, que proíbe ofumo em qualquer lugar fechado de uso comum, entrou em vigor noestado de São Paulo na quinta-feira (7).

De acordo com a Secretaria de Saúde,as ações defiscalização continuarão a ocorrer diariamente,em horários variados, incluindo as madrugadas. Tambémestá prevista a possibilidade de um ou mais estabelecimentos seremfiscalizados mais de uma vez no mesmo dia.