Dengue e meningite já mataram 82 pessoas na Bahia

14/05/2009 - 20h50

Da Agência Brasil

Brasília - Adengue e a meningite já mataram 82 pessoas este ano na Bahia.D acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado, atéabril foram registrados 50 mil casos de dengue com 41 mortes e 309 demeningite também com 41 mortes.Oscasos confirmados de dengue, na Bahia, correspondem a um aumento de266% em relação ao mesmo período do ano passado.Os municípios de Jequié e Porto Seguro são osmais atingidos pela dengue, apesar de já apresentar uma tendênciade diminuição, segundo a secretaria.Jáos casos de meningite, 119 foram classificados de bacteriana, 156viral e 34 provocados por outros agentes. Segundo acoordenadora estadual do Programa de Imunização daSecretaria da Saúde da Bahia, Fátima Guirra, o que maischama atenção é a meningite meningocócica,bacteriana, o tipo mais grave da doença, quedeixa sequelas e pode levar à morte.“Ameningite é uma doença que tem facilidade de se tornarum surto ou epidemia. Pois ela é transmitida de pessoa parapessoa. As sequelas são neurológicas, que podemcomprometer desde a audição até o retardamentono crescimento e mental, causando uma série de sequelasirreversíveis”, disse Acoordenadora explicou que a meningite é uma doençainfecciosa, aguda, transmitida por meio da secreção donariz e da boca. “O período de fecundação émuito curto. A partir do momento que o indivíduo éinfectado uma série de sintomas, como o surgimento de febrealta, vômito, dor de cabeça e rigidez da nuca, nãodemoram muitos dias para aparecer. Quanto antes a doença fordiagnosticada, mais rápido será o tratamento”, disse.

FátimaGuirra explica que os tipos de tratamento adequado é aingestão de antibióticos receitados pelo médico,alimentação baseada em frutas e verduras, e recuperaçãoem ambientes arejados.

Ameningite, segundo a Secretaria de Saúde, é umainflamação da membrana que reveste o cérebro e amedula, podendo ser causada por bactérias, vírus,fungos e agentes não infecciosos como substânciasquímicas. A doença ocorre durante o ano, mas compredominância nos períodos frios.

Deacordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomasda meningite são febre alta, dor de cabeça intensa econtínua, vômitos, rigidez da nuca e manchas vermelhas napele. Em crianças menores de um ano de idade, os sintomaspodem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para apresença da moleira tensa ou elevado, choro agudo epersistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.