Conheço as dificuldades e resolvi não dar uma data definitiva, diz Lula sobre pacote habitacional

30/03/2009 - 8h45

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar o pacote habitacional lançado pelo governo na semanapassada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje(30) que conhece as dificuldades que envolvem a construçãode 1 milhão de moradias e que, por isso, voltou atrásem relação ao prazo antes estipulado.

“Tínhamosprometido, no começo, fazer as casas até 2010. Eu tireio prazo porque conheço o comportamento de muita gente noBrasil. Se não terminarmos as casas no dia 31 de dezembro eterminarmos no dia 1º de janeiro, vão dizer que oprograma foi um fracasso.”

Emseu programa semanal Café com o Presidente, Lula disseainda que precisa levar em conta “a competência” doempresariado brasileiro e da Caixa Econômica Federal (CEF) em“agilizar” a liberação dos processos e do dinheiropara a construção das casas.

“Agora,se a Caixa Econômica Federal, o governo e os empresáriosestiverem preparados para terminar antes de 2010, se tem umbrasileiro que agradece sou eu porque significa que criamos um novoparadigma para construir casa no Brasil.”

Opresidente reforçou que governadores e prefeitos devemcontribuir com o programa Minha Casa, Minha Vida por meio da isenção de impostos e daliberação de terrenos que pertençam ao estado ouao município. “Quanto mais barato, maiscasa nós vamos construir”, disse Lula, ao classificar o desafiocomo “enorme” não apenas para empresáriosbrasileiros e para a CEF como também para o BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e para oBanco do Brasil.