Subsidiária da Vale demite 900 empregados, mas desligamentos não afetam Brasil

03/03/2009 - 19h26

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A subsidiáriada mineradora Vale sediada no Canadá, a Vale Inco, anunciouhoje (3) a demissão de 900 empregados ligados àprodução de níquel em todo o mundo. Segundo aempresa brasileira, a queda do preço do produto no mercadointernacional e a redução da demanda teriam levado àredução no número de empregos.

Esse é o segundocorte de pessoal da Vale em função da crise financeirainternacional. Em dezembro do ano passado a mineradora demitiu 1,3mil funcionários, mil deles no Brasil e 300 em outros paísesem que mantém atividades.

Em nota àimprensa, a direção da Vale no Brasil  informou que as demissões da Vale Inco se concentraram nas áreascorporativa, de gerenciamento e em funções de suporteao negócio.

A Vale assegurou que nãoexistem planos de novos desligamentos no Brasil. “A Vale tem emvigor acordo com 15 sindicatos que representam os 38.000 empregadospróprios da empresa. Através deste acordo, a empresa secompromete a manter o nível de emprego até 31 de maiode 2009. A Vale reafirma a sua confiança nas perspectivas domercado global de minério de ferro”, diz a nota.

No último dia 20 defevereiro, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, o diretor deFinanças e de Relações com Investidores da Vale,Fábio Barbosa, assegurou que os ajustes promovidos pelaempresa em sua mão-de-obra, em razão do corte de 30milhões de toneladas na produção de minériode ferro e à paralisação de algumas minas,tiveram como “pano de fundo a prioridade da manutençãodo nível de empregos”. Na ocasião, ele informou que a mineradorateria obtido um ganho líquido de empregos no ano passado com acontratação de 5,5 mil trabalhadores.