Leilão de vinho da Conab vende pouco mais de 10% do que foi oferecido

11/12/2008 - 19h46

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O leilãorealizado hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) parasubsidiar a venda de até 55 milhões de litros de vinhode Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, acabou com acomercialização de apenas 6,2 milhões de litrosde vinho comum. As operações devem ser repetidassemanalmente e visam apoiar cooperativas e indústrias devinho.

A estatal játinha realizado cinco leilões Prêmios de Escoamento doProduto (Pep), nos quais foram comercializados 17 milhões delitros de vinho, com investimento governamental de R$ 16 milhões.O Pep é oferecido pelo governo em leilões para apoiar avenda de produtos de origem agrícola.

A empresa oucomerciante que arremata o benefício deve adquirir o produtodiretamente do agricultor ou cooperativa. Ele paga um preço dereferência estabelecido pelo governo e garante o escoamento doproduto para outra região de consumo, estabelecida previamente.

Segundo aConab, o subsídio pode chegar a R$ 323,7 para cada mil litrosde vinho transportados para fora dos dois estados. Os motivos para apouca procura no leilão de hoje não foram divulgados.