Governo mantém meta de 4% para o crescimento do PIB em 2009

11/12/2008 - 17h21

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apesar daprevisão de desaceleração da economia no mundotodo em 2009, o governo brasileiro mantém a meta decrescimento de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB) no próximoano. “O número de 4% não é uma estimativa, nãoé uma mera projeção econômica, éuma meta que o governo se propõe a perseguir com a sociedade,os trabalhadores e os funcionários”, afirmou o ministro daFazenda, Guido Mantega.

Paraisso, segundo ele, o governo está disposto a tomar as medidasnecessárias. Hoje, foram anunciadas medidas de estímuloao crédito. “Procuramos enfrentar os problemas que surgem.Certamente novas medidas serão tomadas para responder a outrasquestões. O que fizemos até agora são uma partedas medidas que o governo pretende tomar de modo a impedir que hajauma desaceleração forte da economia brasileira, de modoa impulsionar a economia para 2009”, disse Mantega.

Oministro frisou ainda que é fundamental, para a meta dos 4%,que os empresários “tenham coragem” de manter osinvestimentos e não entrar num processo de demissões.“Nos Estados Unidos e na Europa foi perdida a confiança.Aqui, temos ainda este ativo. Portanto, se acreditarmos e fizermos oque tem que ser feito, os empresários continuarem a serousados, tomarem as medidas adequadas juntamente com o governo,poderemos manter o nível de crescimento satisfatório”,avaliou.