MEC fecha mais de mil pólos de cursos superiores a distância

21/11/2008 - 15h33

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Exatos 1.337 pólosde cursos de graduação à distância foramfechados pelo Ministério da Educação (MEC) emtodo o país. Os centros de apoio aos alunos não eramregistrados no ministério e, segundo o secretário deEducação à Distância do MEC, CarlosEduardo Bielschowsky, “estavam com oferta muito desqualificada”.Em alguns faltavam laboratórios, bibliotecas e até mesmo coordenadores.“É uma medidamuito forte de fato porque descontinua uma oferta muito grande, masnós não temos nenhuma dúvida que estamoscorretos porque é muito importante garantir a qualidade doprocesso de ensino superior à distância ”, defendeuBielschowsy em entrevista à Agência Brasil.Os pólospertencem a três das quatro instituiçõesque foram supervisionadas pelo ministério: UniversidadeEstadual do Tocantins (Unitins), Centro UniversitárioLeonardo da Vinci (Uniasselvi), de Santa Catarina e a FaculdadeEducacional da Lapa (Fael), do Paraná. O ministériotambém encontrou irregularidades na Universidade do Oeste doParaná (Unopar), mas não será necessáriofechar pólos ou cortar vagas.O MEC ressalta que osalunos já matriculados em cursos apoiados nesses pólosnão serão prejudicados. Os estudantes serãoremanejados para pólos próximos. “Quando isso nãofor possível, vamos manter esses lugares de oferta atéo final da formatura desses alunos e as instituiçõesterão que fazer investimentos para melhorar a qualidade. Masnão será permitido mais ingressos”, explicou osecretário.A maioria dos pólosfechados são da Untins e da Fael, que compõem o SistemaEadcon. Procurada pela reportagem, a instituiçãonão quis se manifestar e, em nota, informa que as negociações com a Unitins e a Fael para sanear os problemas detectados pelo MEC estão em estágio avançado. Segundo o ministério, as instituições têm prazo de um ano para solucionar os problemas, caso contráriotem início um processo que pode chegar ao descredenciamento dos cursos.Outras quatroinstituições estão passando pelo mesmo processode avaliação e poderão ter pólosfechados. Bielschowsky aponta que algumas faculdades cresceram muito rápido e hoje menos de 10% delas concentra 75%das matrículas. Ele recomenda que o estudante,antes de escolher um curso de educação adistância, visite o pólo presencial da sua cidade parachecar as condições do local. Ele também deve confirmar no site do MEC se a instituição e o pólo são registrados.“Se eu fosse aluno, aprimeira coisa que eu faria seria conversar com um futuro colega. Perguntese ele está estudando muito, se dedicando, fazendo provas. Se elefalar que está levando, que o curso é fácil, nãofaça. Um curso de educação a distânciarequer muito estudo. Não faça porque não vaiaprender e só vai ter um diploma para botar na parede, semmelhoria para sua vida profissional”, alertou.