Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OMinistério da Justiça confirmou hoje (8) que 150 homensda Força Nacional de Segurança serão enviados aoMaranhão. De acordo com a assessoria da imprensa da pasta, o primeirogrupo está em trânsito e deve chegar ao estadoamanhã (9). O objetivo é auxiliar na reestruturaçãodo sistema penitenciário local e nas ações deinteligência, em parceria com as forças policiais do estado.
Aassessoria informou que alguns homens já haviam sido enviadosao Maranhão esta semana para verificara situação no estado. As operações daForça Nacional serão realizadas em áreasmaranhenses onde há maior índices de criminalidade.
O enviodos homens, segundo o ministério, foi aprovado após umpedido de reforço feito pelo próprio governador doestado, Jackson Lago. Segundo a assessoria, o Maranhãotem registrado diversos assaltos a bancos em cidades do interior euma das tarefas da Força Nacional será auxiliar naprevenção desses crimes.
Aprevisão inicial é que os 150 homens permaneçamno estado por 60 dias, mas o prazo poderá ser prorrogado se houver novo pedido do governo estadual ou caso o ministro da Justiça,Tarso Genro, avalie que hánecessidade.