Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os brasileiros queenfrentam problemas para embarcar no aeroporto de Buenos Aires járeceberam atendimento consular. A informação foidivulgada hoje (27) pela assessoria do Ministério das RelaçõesExteriores. De acordo com o MRE, o cônsuladjunto do Brasil em Buenos Aires, Alexandre Silveira, esteve nolocal e confirmou que os passageiros permanecem no saguão deembarque do aeroporto e que estão em boas condições,apesar do atraso dos vôos.Desde ontem (26), pelomenos seis vôos da companhia aérea Aerolíneas Argentinascom destino a aeroportos brasileiros foram cancelados em BuenosAires. De acordo com informações da AeroportosArgentina 2000, empresa que administra os terminais no país, hávôos cancelados há mais de 30 horas.A assessoria confirmouque dois vôos, com cerca de 300 brasileiros a bordo, jádecolaram hoje, um com destino a Bariloche e outro ao Rio de Janeiro.O cônsul reportou que os brasileiros que permanecem noaeroporto estão recebendo alimentação e têmacesso a banheiros. De acordo com o ministério, as autoridadeslocais estão seesforçando para normalizar a situação. Apenas hoje, dois vôospara o Rio de Janeiro já foram cancelados e dois para SãoPaulo decolaram com atraso. Outros oito vôos da Aerolíneascom destino a aeroportos brasileiros – Rio de Janeiro, SãoPaulo e Porto Alegre – estão previstos para levantar vôo neste domingo.Ainda segundo informaçõesdo MRE, o Aeroporto de Buenos Aires permanece operandolentamente, mas os passageiros, ainda que com atrasos, têmconseguido embarcar. A assessoria esclareceu que, como não setrata de um problema entre governos, mas relativos a uma empresa, nãohá possibilidade de intervenção diplomáticapara resguardar os brasileiros que permanecem no local.A orientaçãodo Itamaraty é para que os passageiros procurem auxíliono Consulado do Brasil em Buenos Aires, pelo telefone de plantão:15-41999668, para ligações feitas da Argentina, e 54-911-41999668, para chamadas a partir do Brasil. De acordo com a agênciade notícias Télam, uma fonte da Aerolíneas Argentinas informouque os atrasos e cancelamentos de vôos – que tambématingem outros destinos – se devem a problemas no terminal e à faltade equipes. A companhia aérea está em processo dereestatização. Ainda segundo aagência, o gerente da companhia aérea, Julio Alak, confirmou que os atrasos foram provocados poroverbooking e pela escassez de aviões, já quehouve atraso no retorno das aeronaves ao Aeroporto de Buenos Aires eo período coincide com o fim da temporada do recesso deinverno na Argentina.“Temos 28 aviõesoperando quando deveriam haver 42 aeronaves, mas o mais grave éque quem gerenciava vendeu passagens como se a frota estivessecompleta, com quase 50 aviões”, disse Alak.