Número de mortes por dengue no município do Rio sobe a 47

10/04/2008 - 20h28

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - ASecretaria Municipal de Saúde confirmou hoje (10) mais duas mortes por dengue e com isso sobe a 47 o número de óbitos no município e a 81 no estado – na epidemia de 2002, foram 91.As duas pessoas morreram em março: uma mulher de 55 anos que estava internada no Instituto Nacional do Câncer (Inca) e um homem de 81 anos que estava no Hospital Salgado Filho. 

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, informou que em reunião com representantes da limpeza urbana de 16 municípios da região metropolitana foi decidida a adoção de medidas para evitar que o lixo se transforme em potenciais focos de dengue. As medidas incluem dobrar a coleta diária emáreas de grande incidência; retirar pneus de áreas consideradas críticas, realizar sobrevôos para identificardepósitos clandestinos de lixo; e retirar carcaças de veículosabandonados. 

Na Baixada Fluminense, explicou, aproposta é reduzir a partir de amanhã (11) o preço cobrado nos aterros sanitários de Gramacho eNova Iguaçu enquanto durar a epidemia. "Esses aterros passarão a receber uma quantidade maiorde lixo de municípios como Mesquita, Nilópolis e São Joãode Meriti. Assim, a retirada de lixo de terrenos baldios nãosignificará um peso muito grande para estes municípios", disse. CarlosMinc afirmou ainda que todos os municípios se comprometeram aincrementar a educação ambiental nas escolas e que amanhã cerca de 5 mil pessoas de diferentes áreas de atuação discutirão, no Maracanãzinho, a situação da dengue no estado.