Procon do DF passará a compartilhar informações sobre queixas de consumidores

16/02/2008 - 17h10

Ricardo Carandina
Repórter da Rádio Nacional
Brasília - A partir do próximo mês, o Procon do Distrito Federal fará parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com a adesão do DF, subirá para 23 o número de Unidades da Federação que compartilham as informações sobre as reclamações de consumidores.O Sindec é uma rede que integra os Procons de vários estados, organiza e oferece informações, como a comparação de registros de reclamações. Para a assessora especial da presidência do Procon-DF, Ildecer Amorim, o sistema traz benefícios aos consumidores.“A principal vantagem é que o consumidor vai poder acessar on-line todos os processos, tanto os dele como os das empresas”, explica. “Para saber como está determinada empresa no ramo nacional, é só acionar o Sindec e ver em quais Procons a empresa tem reclamações e qual o motivo delas. O Sindec dá transparência às relações de consumo.”A integração completa de todos os serviços dos Procons, no entanto, pode demorar um pouco mais. Segundo o diretor do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, como explica Ricardo Morishita, após a instalação do sistema, o Procon-DF poderá avançar com outras ferramentas.“A partir do momento em que o Sindec é instalado, temos um cronograma de treinamento e de adaptação de programas”, diz Morishita. “A gente geralmente espera que o órgão trabalhe com o sistema por pelo menos um ano para que ele possa implementar novas funcionalidades.”De acordo com Ildecer Amorim, o Procon-DF não precisará mudar a estrutura do órgão, mas o sistema de computadores será substituído e os técnicos passarão por um processo de capacitação.