Vendas do Natal nos shoppings foram até 12% maiores que as do ano passado

26/12/2007 - 18h38

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As vendas de Natal nosshopping centers este ano foram de 10% a 12% superiores àsregistradas no ano passado. Os dados, divulgados nesta quarta-feira(26), são da Associação Brasileira de Lojistasde Shopping (Alshop). Segundo o presidente da entidade, NabilSahyoun, o resultado é o melhor já obtido nos últimos10 anos. De acordo com a Alshop, as vendas de artigos devestuário tiveram crescimento da ordem de 18% em comparaçãoao Natal do ano passado. A comercialização deeletrodomésticos e eletroeletrônicos teve crescimento de20%, com destaque para televisores de plasma e LCD, desktops enotebooks. O mesmo resultado foiobtido nas vendas de produtos da linha branca (geladeiras, fogões,lavadoras e microondas), impulsionado pela expansãoimobiliária e também pelas trocas de aparelhos. “Odesemprego diminuiu, os cartões de crédito estãochegando a dar 10 vezes sem juros, há expansão doscrediários das grandes redes, há elasticidade docrédito, esses têm sido os bons motivos para essedesempenho”, afirmou Sahyoun. O presidente daentidade destacou que o aumento de renda das classes mais baixas, adiminuição das taxas de juros e a queda dos preçosde produtos importados também contribuíram para oresultado.A Alshop ainda aponta a geração deaproximadamente 93 mil novas vagas temporárias nesse final deano nas lojas de shopping. O crescimento, em relaçãoao ano passado, foi de 10%, com chance de 25% dos contratadosingressarem no quadro fixo das empresas.