Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Após a quedado movimento em aeroportos de todo o país nos últimostrês dias, a Empresa Brasileira de Infra-EstruturaAeroportuária (Infraero) prevê aumento no númerode passageiros, que começam a viajar para as comemoraçõesde fim de ano.
“A partir de hoje (27), esse movimento volta a crescer até sábado (29). De domingopara frente tende a se reduzir, porque a maior parte do pessoal queiria por avião já se deslocou no Natal”, afirmou o tenente-brigadeiro-do-ar NicácioSilva que garantiu que a empresa irá manter o mesmo esquema de fiscalização para as festas de Ano Novo.
“Agora, maisaperfeiçoado, porque depois de uma semana de funcionamento aspessoas se conhecem melhor, as informações fluem commais rapidez”, adiantou Silva.
Para o tenente, a situação de caos aéreo que seinstalou em 2006 fez com que muitas pessoas tivessem receio de viajarde avião, mas não impediu que o movimento nosaeroportos crescesse, nesse período final de ano, em torno de 10%.
Ele avaliou positivamente a criação dosNúcleos de Acompanhamento e Gestão Operacional,implantados nos principais aeroportos do paíspara minimizar possíveis crises. Os núcleos mantém o contato com toda arede de aeroportos da Infraero no Brasil, captando informações.
“Com isso, tivemosa possibilidade de nos anteciparmos em muitos casos, em que poderiahaver algum reflexo sobre o movimento de passageiros nos aeroportos.Todo esse sistema trabalhando harmonicamente para que o passageiropossa ter o seu trânsito pelo aeroporto da forma maisconfortável possível”, avaliou Silva.
Ele também destacou a atuação conjunta da Infraero, da AgênciaNacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento deControle do Espaço Aéreo (DCEA). Segundo ele, o índicede atraso nos dias 21 e 22 foi de 31%. No dia 23, os atrasos foramreduzidos para 17%.
“As empresasrealmente se adaptaram à malha para a alta temporada. Desde odia 24 estamos operando com atrasos na ordem de 6% ao dia, o quesignifica que 94% dos vôos no Brasil todo estão chegandocom, no máximo, uma hora de atraso.”
Para as festas da próxima semana, o tenente prevê melhorias no sistema de fiscalização. "Nós prevemos um funcionamento melhor dos núcleos[de Acompanhamento e Gestão Operacional] nesse feriado de Ano Novo", afirmou.
Aestimativa da Infraero é que, por dia, cerca de 41 milpassageiros circulem em aeroportos como o de Congonhas (SP), o de Brasília(DF) e o do Galeão (RJ). A previsão é de que noaeroporto de Guarulhos (SP) a movimentação seja aindamaior, com cerca de 64 mil passageiros por dia.
OsNúcleos de Acompanhamento e Gestão Operacional daInfraero devem funcionar até o dia 1º de março,quando a movimentação nos aeroportos de todo o paísdeve ser normalizada.