TRE cancela mais de 70 mil títulos eleitorais em Pernambuco

07/12/2007 - 8h00

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Mais de 77 mil pernambucanos tiveram ostítulos cancelados durante o processo de revisão do eleitorado realizado peloTribunal Regional Eleitoral (TRE), em 23 municípios do estado. A medidafoi recomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em váriascidades brasileiras que apresentavam número de votantes superior a 80% doshabitantes.

O maior número de títulos cancelados em Pernambuco foi no municípiode Águas Belas, no Agreste, onde 7.481 documentos precisaram serinvalidados. Em Ibimirim, onde o percentual de votantes superava 84% dapopulação, o número de eleitores, depois da recontagem, foi reduzido em 25%.

De acordo com o corregedor do TRE, Carlos Moraes, com a iniciativa oeleitorado de cada município se tornará mais real. “Agora, as pessoasque efetivamente residem nos municípios poderão escolher seus governantes e nãoaqueles que residem fora e fazem a transferência irregular, apresentandodeclarações falsas”, destacou.

Ele acredita que muitos eleitores se inscrevem para votar em cidadesvizinhas às de onde moram por influência de políticos. Entre os municípios que também passaram pela revisão eleitoral estãoFlores, Belém do São Francisco, Mirandiba e João Alfredo.