Conselho Nacional da Juventude elege nova presidente

16/03/2007 - 19h43

Gláucia Gomes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional da Juventude elegeuhoje (16) como nova presidente Elen Marques Dantas, membro da Pastoralda Juventude, ligada à igreja católica. Segundo Elen, os desafios paraa nova gestão são muitos, considerando que o tema é novo e precisa ser“consolidado com uma agenda pública dentro do governo, para ser umapolítica pública de estado”.

“Nossomaior desafio é justamente fazer com que essa temática ganhevisibilidade e que nós, enquanto Conselho Nacional de Juventude,possamos influir nas políticas públicas e consolidar de fato o conselhocomo controle social”, afirmou Elen, depois de eleita, no Palácio doPlanalto.

De acordo com Elen, o conselho pretende discutir e analisar, neste ano, programas voltados para a juventude.Sobrea redução da maioridade penal, ela disse que não será reduzindo a idadeque a violência irá diminuir. Para ela, a questão da violência envolvea falta de educação, de emprego, de acesso e de oportunidade. Mandaresse jovem mais cedo para a cadeia é camuflar o problema, acrescentou. A ex-presidente do Conselho Nacional da Juventude e secretária-adjuntada Secretaria Nacional da Juventude, Regina Célia Novaes, ocupa interinamente a vice-presidência.