BNDES financia feira de moda para beneficiar pequenas empresas

03/01/2007 - 22h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu entrar no mundo da moda para ampliar o leque de micro, pequenas e médias empresas atendidas pela instituição. A diretoria do BNDES aprovou hoje a participação do banco, pela primeira vez, como patrocinador da Fashion Business, bolsa de negócios que ocorre em paralelo ao Fashion Rio, evento oficial do calendário de moda do Estado, cuja nova versão outono-inverno será realizada entre os dias 16 e 19 deste mês. A informação foi dada hoje à Agência Brasil pela chefe do Departamento de Comunicação do Banco, Simone Mesquita."Na verdade, o setor têxtil é importante para a gente. Ele é intensivo em micro, pequenas e médias empresas. O BNDES sempre apoiou o setor e decidiu apoiar essa feira da moda que vai acontecer aqui no Rio de Janeiro”, explicou.No estande que será montado no Fashion Business, técnicos do BNDES estarão dando informações aos pequenos empreendedores sobre os produtos existentes para apoio ao setor. “O objetivo é apoiar o setor (têxtil e de confecções). Como ele é intensivo em micro, pequena e média empresa, você acaba apoiando o segmento. Mas a gente não está excluindo as grandes empresas, que podem também ter acesso aos financiamentos do BNDES”, esclareceu Mesquita.Durante a bolsa de negócios do Fashion Rio, os pequenos empreendedores tomarão conhecimento do Cartão de Crédito do BNDES, criado em 2003, e que já atingiu um total de R$ 360 milhões em operações efetuadas através do portal eletrônico do banco (www.bndes.gov.br). "O público do cartão é exatamente o de micro, pequena e média empresa. Então, a gente vai estar divulgando o Cartão BNDES, bem como os outros produtos", disse Mesquita.Entre os demais produtos financeiros disponibilizados pelo banco, ela citou o Finame, para aquisição de máquinas e equipamentos, além de linhas para capital de giro e financiamento à exportação, voltados não só para a produção, quanto para apoiar a comercialização de produtos."Sempre a gente está visando o aumento do financiamento, para que as pessoas conheçam mais os produtos do banco porque, nesse segmento das micro e pequenas empresas, tem muito desconhecimento. Por isso é importante estar divulgando, falando o que tem, que pode ter acesso, porque na cabeça das pessoas tem aquela imagem de que o BNDES é só banco de grandes empresas”, disse a chefe do Departamento de Comunicação do banco. Segundo os organizadores do Fashion Business, o apoio do BNDES foi negociado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que é a patrocinadora principal da bolsa de negócios. Na edição outono-inverno de 2006, foram negociados no Fashion Business R$ 304 milhões para o mercado interno e U$ 11 milhões em exportações.No acumulado de janeiro a novembro de 2006, os desembolsos do BNDES para a área têxtil somaram R$ 156 milhões. Para exportação, os recursos liberados pelo banco para o setor alcançaram nos 11 primeiros meses do ano passado U$ 21 milhões.