Pernambuco faz campanha emergencial de imunização contra sarampo

02/01/2007 - 23h29

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O governo de Pernambuco está recebendo hoje (3)do Ministério da Saúde 120 mil doses extras da vacina tríplice viral, paraintensificar a imunização contra o sarampo na população dos municípios dePetrolina, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista, no sertão. Os municípios fazemdivisa com a Bahia, onde foram registrados casos de sarampo no fim do ano passado.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacionalde Imunização no estado, Tereza Maia, a campanha emergencial preventiva énecessária por causa dos casos da doença que vêm sendo confirmados nosmunicípios baianos de João Dourado e Filadélfia, desde o mês de novembro do anopassado.

Ela disse que a meta é proteger da doença principalmentecrianças de quatro a seis anos e adultos que apresentem problemas de baixaimunidade. O sarampo é uma doença causada por vírus que pode deixar seqüelascomo cegueira e surdez.

Também são alvo da campanha motoristas decaminhão que trafegam pelos dois estados. Eles poderão tomar a vacina injetávelem postos volantes, instalados às margens das rodovias.

“Estamos tentando evitar a reintrodução do vírus.Quem já teve a doença e tomou a vacina não precisa se preocupar pois já estáimunizado”, observou.

Tereza Maia informou que nos próximos dias ogoverno de Pernambuco vai pedir apoio financeiro ao governo federal para ajudaros municípios a fazer campanhas convocando a população para tomar a vacina.Pernambuco não registra casos de sarampo há cincoanos.