Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Será instalado na capital pernambucana o primeiro centro de atendimento a vítima de violação dos direitos humanos. O projeto, que representa investimentos de R$ 325 mil, é resultado de convênio assinado entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e a prefeitura do Recife.
No local, serão disponibilizadosatendimentos gratuitos nas áreas jurídica e psicossocial. Segundo asecretária municipal de Direitos Humanos, Karla Menezes, a unidade deveser instalada entre os bairros da Boa Vista e Santo Amaro, no centro dacidade, devido à proximidade com serviços de saúde, justiça esegurança. Ela explicou que entre os beneficiados com a iniciativaestão pessoas que pertencem a grupos sociais vulneráveis. "Casos deracismo, discriminação contra homossexuais, violência contra idosos edeficientes,receberão tratamento humanizado e encaminhamento adequado",observou.
Karla Menezes enfatizou que a instalação do centro contempla uma das principais reivindicações das comunidades, aprovada durante a primeira plenária do orçamento participativo, na temática de direitos humanos e segurança cidadã.
A unidade está programada para entrar em funcionamento até o final do primeiro semestre do próximo ano.