Conferência mundial discute em Brasília as oito metas do milênio

10/10/2006 - 0h03

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Sociedade internacional e os Objetivos de Desenvolvimento doMilênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são o temada 3ª Conferência Mundial para as Relações Internacionais, aberta hoje(9) em Brasília.

Até quinta-feira (12)o tema será abordado por 66 palestrantes – 13 deles estrangeiros –, como objetivo de mostrar o que cada país representado no encontro estáfazendo para alcançar os objetivos até 2015. 

Asoito metas do milênio são: acabar com a fome e a miséria; educaçãobásica e de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorizaçãoda mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde dasgestantes; combater a Aids, malária e outras doenças; qualidade de vidae respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelodesenvolvimento.  

Nasolenidade de abertura, um dos organizadores da conferência, TiagoLima, afirmou que na conferência serão “colocados frente à frenterepresentantes de governos, de organizações não-governamentais e deempresas, a fim de buscar um denominador comum em torno das metas domilênio".

Paralelamente aoencontro, será apresentada uma mostra de filmes de curta metragem evídeos produzidos em vários países, com o tema Os diferentes olhares domundo.

No final daconferência, será entregue o 1º Prêmio Nós Fazemos Nossa Parte,destinado a incentivar iniciativas relacionadas com as metas. Foraminscritos 67 projetos, submetidos a uma comissão julgadora da FundaçãoGetúlio Vargas.

Para amanhã(10), o encontro prevê apresentação de três projetos acadêmicos edebate sobre o tema Acabar com a Fome ea Miséria, para o qual éesperada a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combateà Fome, Patrus Ananias.