Bancários pernambucanos resolvem permanecer em greve

07/10/2006 - 9h56

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Os funcionários dos bancospúblicos e privados de Pernambuco, que estão em greve há 12 dias,decidiram ontem (6) à noite, em assembléia na sede do sindicato, pelacontinuidade do movimento. Eles alegam que até agora não houve avançonas negociações com a classe patronal, que oferece 2,88 % de reajustesalarial, enquanto a categoria reivindica 7%.

Segundo balanço divulgado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, aadesão ao movimento é de 92% nas instituições públicas, incluindo Bancodo Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil. Ocomando de greve indica que dos 5.654 bancários lotados nasinstituições públicas, 4.545 cruzaram os braços.

Já nos bancos privados, a greve vemcomprometendo o funcionamento de aproximadamente 20 agências por dia.Até agora, a paralisação não tem afetado o serviço de auto-atendimento.Muita gente está recorrendo às casas lotéricas, banco postais einternet para pagar contas, por recomendação dos próprios grevistas.

Na próxima terça-feira (10), osbancários pretendem fazer uma mobilização, no corredor financeiro docentro da cidade, para pedir o apoio da população ao movimento. Há doisdias, eles fizeram uma passeata e contaram com a adesão de integrantesde movimentos sociais e partidos políticos.