Justiça de Nova York amplia prazo de contratos de aluguel de aviões da Varig

13/06/2006 - 15h59

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Vara de Falências da Corte de Nova York prorrogou até o próximo dia 21 a liminar que protege os aviões da Varig de arresto pelas empresas de leasing (aluguel) norte-americanas. O juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que preside o processo de recuperação judicial da Varig, comemorou a decisão.

Em entrevista à Agência Brasil, Ayoub afirmou que a decisão do juiz Robert Drain "favorece a companhia aérea brasileira, na medida em que houve a homologação condicional" da proposta da NV Participações no leilão judicial dos ativos da Varig, realizado no dia 8. A empresa, que representa os funcionários, fez uma proposta de cerca de R$ 1 bilhão, que foi "condicionada" à comprovação de recursos.

Ayoub afirmou que se os representantes da NV cumprirem o que ele determinou ontem (12), não correm o risco de perder essas aeronaves. "O cenário está positivo de novo", avaliou Ayoub, classificando seu colega dos Estados Unidos como um "juiz sensacional". "É um juiz social, que está preocupado com questões sociais e isso favorece muito o processo de recuperação da Varig", afimrou.

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro homologou, sob condições, a proposta da NV Participações para aquisição da Varig Operacional (que envolve as rotas domésticas e internacionais da empresa), ao preço de R$ 1,010 bilhão. Amanhã (14), ao meio dia, o juiz Ayoub dará sua decisão final sobre o leilão. Conforme determinou, a NV terá até lá para provar a origem dos recursos para adquirir a Varig, entre outras questões.