Servidores federais em greve avaliarão proposta do governo amanhã

27/03/2006 - 19h10

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – Os servidores federais que estão em greve desde o dia 15 de março vão se reunir amanhã (28) para analisar a proposta enviada pelo governo federal. Segundo o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condisef), Sérgio Ronaldo da Silva, dirigentes dos estados vão discutir que atitudes serão tomadas com relação à proposta.

"Essa reunião que chamamos de Conselho Deliberativo de Entidades é justamente para avaliar uma proposta que o governo. Para tomarmos uma decisão se acatamos ou não, temos que passar por esse fórum de instancia" disse Ronaldo da Silva. Segundo ele, o caminho que a greve vai tomar vai depender do que for discutido no encontro. "Dependendo do desdobramento da reunião de amanha, chamaremos uma plenária mais ampla para poder estar dando uma definição mas tudo será fruto do debate" afirmou.

O diretor afirma que a greve está crescendo e espera que, depois do encontro do Conselho Deliberativo de Entidades, o movimento fique mais forte. "A partir de amanhã a Funai (Fundação Nacional do Índio) garante que vai dar uma maior intensidade, com maior volume na greve. Eles decidiram que amanhã vão parar também. A cada dia, mais segmentos estão aderindo".

Até agora, cerca de 10 órgãos já aderiram à greve. A adesão mais forte está nos Ministérios da Fazenda e Agricultura. Os servidores querem que o governo cumpra os acordos feitos durante a greve do ano passado. Segundo a Condsef, foram assinados cerca de 15 acordos, que deveriam valer a partir de janeiro deste ano.

Em 9 de março, o Ministério do Planejamento informou à Condsef que nenhum plano de carreira seria implementado. No dia 16, durante reunião no Palácio do Planalto, o governo federal confirmou a informação. O Ministério do Planejamento já informou que não irá mais se manifestar sobre o assunto.