Petrobras dará detalhes amanhã sobre complexo petroquímico que instalará em Itaboraí (RJ)

27/03/2006 - 21h38

Rio, 27/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) será instalado no município de Itaboraí, entre a Baía de Guanabara e a Região dos Lagos, às margens da rodovia BR-101. Os municípios de Campos, no Norte fluminense, e de Itaguaí, no Sul, eram candidatos a sediar o complexo.

A informação foi dada pelo secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer. A Petrobras deverá confirmar amanhã (28) o local da unidade, em encontro do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Ainda amanhã, à tarde, a Petrobras fornecerá detalhes sobre o complexo petroquímico, em entrevista coletiva. O diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, adiantou que a Planta Petroquímica Básica do Rio de Janeiro envolverá investimentos de até US$ 3,5 bilhões e deverá gerar, inicialmente, 75 mil empregos diretos e indiretos.

O projeto tem custo total previsto de US$ 9 bilhões e, ao contrário da refinaria que a Petrobras construirá em parceria com a PDVSA (a estatal venezuelana do petróleo), a planta se destinará basicamente a produzir matéria-prima (insumo) para o setor petroquímico. Utilizará o petróleo pesado extraído da Bacia de Campos também para refinar, em menor escala, óleo diesel e GLP (gás de cozinha).

A petroquímica deverá começar a ser construída no início de 2007, devendo entrar em operação no final de 2010 ou início de 2011.