No Cazaquistão, russos abrem preparativos para o primeiro vôo de um brasileiro ao espaço

27/03/2006 - 12h28

Flávio Dieguez*
Enviado especial

Baikonur (Cazaquistão) - Ravil Khamitov, diretor do centro de imprensa de Baikonur, cosmódromo russo localizado no Cazaquistão, disse hoje que considera "muito significativo que o primeiro cosmonauta brasileiro seja lançado ao espaço da plataforma Yuri Gagarin". Gagarin era russo e foi o primeiro homem a voar ao espaço, em 1961.

Khamitov abriu hoje (27) oficialmente os preparativos para o vôo do brasileiro Marcos Pontes, tenente-coronel aviador. O lançamento da nave que leva Pontes para a chamada "Missão Centenário" (em homenagem ao brasileiro Santos Dummont, que se tornou pioneiro da aviação com seu 14 Bis, há cem anos) está programado para as 8h29 do próximo dia 30 (23h29 da quarta-feira 29, segundo o horário oficial de Brasília).

Esta será a 13ª missão tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que é mantida principalmente com dinheiro europeu e norte-americano, e envolve também uma colaboração brasileira minoritária.

De acordo com a programação da empresa russa Energia, responsável pelo lançamento, dentro de doze horas, a Nave Soyuz TMA8, que levará Pontes ao espaço, será acoplada no topo do foguete lançador, também denominado Soyuz.

O acoplamento está marcado para amanhã de manhã, de acordo com o horário de Baikonur, ou nesta noite, pelo horário de Brasília (ou seja, nove horas mais cedo).

Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro escolhido para viajar à estação espacial, e foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira para ser astronauta por meio de concurso público, realizado há cerca de oito anos.

Segundo a AEB, além de Marcos Pontes, outros dois astronautas, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov, integram a tripulação que viajará à ISS. A previsão é que o brasileiro permaneça oito dias na estação espacial. Já o russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

*A viagem do enviado especial é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério de Ciência e Tecnologia