Alencar diz que chineses querem ampliar importações de carne e soja

27/03/2006 - 18h51

Brasília, 27/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - A China aprova as condições sanitárias brasileiras na produção de carnes e também as técnicas para o plantio de soja, e promete ampliar as importações desses produtos. As informações são do vice-presidente da República, José Alencar, que regressou ontem daquele país e hoje (27) participou do seminário internacional Federalismo e Desenvolvimento, em comemoração aos 60 anos da Associação Brasileira de Municípios.

Alencar informou que fez contatos, na China, com autoridades da comissão interna que toma decisões nessa área e que disseram ter ficado "impressionados com o rigor com que está sendo tratado o gado no Brasil" e, portanto, com a qualidade da carne brasileira. Ainda de acordo com o vice-presidente, as autoridades chinesas prometeram recomendar a outros países a aquisição de carne e soja do Brasil.

Segundo o vice-presidente, que instalou em Xangai comissão para tratar dos negócios entre os dois países, a China é um mercado potencial de 1,3 bilhão de habitantes, "portanto de extremo significado para o Brasil". Alencar atribuiu o fato de "o nome do Brasil ter crescido muito" nos países que visitou, ao "esforço diplomático do Itamaraty e à política de comércio exterior do presidente Lula, que nos moldes atuais nunca foi realizada por nenhum outro governo".