Representante da hotelaria defende no <i>Diálogo Brasil</i> fim de visto para americanos

15/03/2006 - 23h58

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O diretor financeiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Helder Carneiro, afirmou hoje (15) no programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão, que exigir visto de americanos prejudica o turismo no Brasil. No estúdio da TV Nacional, em Brasília, ele informou que para combater a determinação da Lei de Reciprocidade "a Abih tem feito uma campanha em nível nacional, inclusive com os parlamentares, para sensibilizá-los da importância de retirar a necessidade do visto".

No estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, destacou que o Brasil não deve ter números internacionais comparados com os de países europeus. "Aproximadamente 80% dos turistas estrangeiros que chegam à Espanha viajam menos de duas horas e meia de avião", lembrou. Apesar da desvantagem geográfica, acrescentou, o Brasil tem maior potencial de lucro: "Trabalhamos com um cliente com um volume de desembolso maior".

Em São Paulo, no estúdio da TV Cultura, o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, concordou que é preciso se debruçar sobre o estudo do fluxo, ao comparar o país com os europeus. "O Brasil, infelizmente, está distante desses centros", lamentou. E anunciou que em abril o governo estadual lançará a campanha "Fique mais um dia", de incentivo ao turismo.

O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, José Zuquim, afirmou, no estúdio da TV Nacional, em Brasília, que o principal problema do turismo é a falta de vagas no transporte aéreo. "Nós não temos aonde colocar passageiro", salientou.

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo o país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.