Serviço Móvel de Urgência faz operação especial no Carnaval

25/02/2006 - 12h18

Brasília - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), programa do Ministério da Saúde, desenvolve operações especiais para atender emergências durante o Carnaval. De acordo com a coordenadora-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Irani Ribeiro de Moura, durante os quatro dias de folia são freqüentes ocorrências por intoxicação alcoólica, acidentes, desidratação e desmaios. "Mais de 70% dos casos atendidos pelo Samu são decorrentes da ingestão excessiva de álcool e mal-estar por falta de alimentação adequada", explicou.

O Samu está apto a prestar esse atendimento à população, caso haja necessidade. Para isso, basta discar 192, o número nacional de urgência. No Carnaval, as pessoas também poderão acionar os postos avançados criados no período festivo, que estarão em pontos estratégicos das cidades com grande movimentação.

O Samu é um programa do governo federal que tem como finalidade reduzir o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. tende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas da população.

Com informações do Ministério da Saúde.