Programa Sentinela atende vítimas de violência sexual em 1.103 municípios

25/02/2006 - 9h50

Brasília - O atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual ganhou reforço em todo o país com a expansão do Programa Sentinela, que agora está presente em 1.103 municípios.

Executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o programa realiza ações voltadas às vítimas e famílias envolvidas com a violência sexual. O atendimento é realizado por uma equipe de vários profissionais (psicólogos, advogados e assistentes sociais) nos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), implantados nos municípios

O MDS também é parceiro na campanha Unidos Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Entre para este Bloco, lançada no dia 21, em Recife. A iniciativa é do Ministério do Turismo e conta com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Organizações não-governamentais (Ongs) e companhias aéreas, entre outros parceiros.

Os casos de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser encaminhados para o Disque-Denúncia, um serviço gratuito que atende todo o país pelo número 0800 99 0500. As ligações recebidas são avaliadas e encaminhadas aos órgãos e autoridades competentes com garantias de sigilo e anonimato do denunciante.

As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome