José Alencar diz esperar que Varig volte a prestar serviços como sempre fez

13/12/2005 - 12h28

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília – As negociações sobre o controle da Varig não dependem do governo, segundo afirmou hoje (13) o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar. Ele disse que foi apenas comunicado sobre o negócio fechado entre a empresa aérea e o empresário Nelson Tanure, dono da companhia Docas Investimentos SA. Tanure comprou ontem (12) 25% das ações ordinárias e o controle do capital votante da Fundação Ruben Berta-Par, controladora da Varig.

O comunicado foi transmitido ao ministro em reunião com os conselheiros da Fundação Ruben Berta, acompanhados por Tanure e pelo diretor da Docas, Paulo Marinho. Alencar afirmou que deseja boa sorte à operação. "O que nós gostaríamos é que a Varig voltasse a ser uma companhia prestando serviços na aviação civil como ela sempre prestou. Com relação às negociações, elas são feitas pelos que estão vendendo e comprando. O governo não pode se meter nisso", disse.

Alencar esclareceu que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não tem participação na negociação. "O BNDES não tem nada a ver com isso. Ele [Paulo Marinho] falou que não há nenhum pleito de recursos estatais nisso".